Cultura

Aspectos Econômicos
Aspectos Geográficos
Brasão
Comarca e Segurança
Como Chegar
Cultura
Educação
Fotos da Cidade
Fotos Históricas
Fundadores e História Política
Habitantes e População
Hino
Histórico
Instituições
Mapas
Saúde

FESTAS TRADICIONAIS

Treze de maio

Todos os anos no dia treze de maio, aprecia-se pelas ruas da cidade a congada, festejando a libertação dos escravos. Dançam e cantam nesse dia, ao ritmo das caixas e das violas, com a apresentação de suas danças próprias. As crianças, os moços e os velhos, estes últimos, geralmente mais entusiasmados e devotos, formam todo um conjunto harmonioso, ritmado e uma Coreografia que a civilização dificilmente conseguirá extinguir. Neste mesmo dia é festejado o Santo Negro “São Benedito”, isto já é tradição em nossa cidade.

Festa da Padroeira

No dia 25 de novembro de todos os anos nossa cidade está em festa. É a data consagrada a Santa Catarina de Alexandria, a Padroeira de Natércia. Nesse evento todos os natercianos, mesmo os que, diversos motivos se ausentaram da cidade, procuram estar presente neste dia.

Exposição Agropecuária

Já se tornou tradição em nossa cidade, na última semana de agosto a exposição agropecuária, onde há a participação dos fazendeiros no concurso leiteiro.  Acontecem desfiles de cavaleiros e também de carros-de-boi. À noite há sempre as apresentações das escolas estadual e municipal, desfile de Miss: bonecas, mirins, exposição e boa vizinhança. Além disso são propiciados à população Shows diversos, todas as noites.

 Romaria

Graças ao esforço de pessoas como João de Souza, Aplínio Arantes e cônego Francisco Bustamante é que foi possível a oficialização de um evento religioso há muito idealizado pelos paroquianos de Natércia: a Romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Há 64 anos, em meados de 1937, o Pároco de Natércia (na época Santa Catarina) Francisco Fortes Bustamante propôs ao Sr. João de Souza a criação de uma Romaria oficial a Aparecida. De pleno acordo com a louvável iniciativa o Sr. João de Souza assumiu a posição de dirigente geral do movimento e estendeu o convite ao Sr. Aplínio Arantes, que foi nomeado chefe de grupos, ou seja, o encarregado de organizar e liderar os grupos de romeiros.

A primeira Romaria foi realizada no dia 15 de junho de 1937.

Atualmente tomou-se uma medida no sentido de tornar possível a participação de professores e alunos: a romaria ficou firmada para toda primeira segunda-feira do mês de julho.

Atualmente o dirigente geral da Romaria é o Sr. Luiz Rodrigues de Souza e outras pessoas que são encarregadas de organizar e liderar os grupos de romeiros que vão a pé, a cavalo, de bicicleta, de carro e de ônibus.

Através dessa romaria, sentimos viva a cultura do nosso povo, enfim, a religião inculturada.



 

Realizações

AMPLIAÇÃO DA PONTE NO BAIRRO DA CACHOEIRINHA

Veja+

FECHAMENTO DA ENTRADA QUE DA ACESSO AO CAMPO DE FUTEBOL DA VARGEM COMPRIDA

Veja+

PREFEITURA REFAZ PASSADOR NO BAIRRO DA USINA

Veja+

RESTAURAÇÃO DE PONTES

Veja+


 
Eventos
  IX FESTA JUNINA E XI BINGÃO EM PROL DA APAE DE NATÉRCIA - MG
DATA:DE 21 À 24 DE JUNHO DE 2018

+detalhes
  TORNEIO MUNICIPAL DE FUTSAL 2018
DATA:DE 23 A 27 DE ABRIL DE 2018

+detalhes
 
Vídeos
Enquete

Natércia - Daryllo

 

QUAL O PRINCIPAL ATRATIVO DE NOSSA CIDADE?

Seu rico patrimônio cultural
A hospitalidade do povo
Suas charmosas praças e avenidas