Secretaria de Ação Social

0

Secretária Municipal de Ação Social:
Ana Márcia Malaquias

Endereço:
Praça Prefeito Justino Lisboa Carneiro, 100,
Centro – CEP: 37.524-000 – Natércia – Minas Gerais.

Horário de Funcionamento:
08 horas às 17 horas

Telefone:
(35) 3456-1480
(35) 9 9969-3646

E-mail:
acaosocial@natercia.mg.gov.br

Sobre a Secretaria:

A Secretaria de Ação Social tem como missão promover o desenvolvimento social, através da viabilização e garantia de direitos aos usuários da assistência social, com o intuito de lhes assegurar o efetivo exercício da cidadania.
A Assistência Social está divida em duas proteções: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
Em nosso município temos somente a Proteção Social Básica – que tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
A Secretaria concede cesta básica para famílias em situação de vulnerabilidade, aluguel social para àqueles em situação de calamidade pública e emergência, auxílio natalidade e auxílio funeral. Realiza encaminhamentos para atendimento jurídico e psicoterapêutico gratuito, confecção de documentos, atividades em grupo para idosos, gestantes, serviços de convivência para crianças e adolescentes disponíveis na Rede, entre outros.
É responsável pelos Conselhos afetos à área da Assistência Social, sendo eles:

• Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS;

• Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA;

• Conselho Municipal do Idoso;

• Conselho Tutelar.

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social

Ação Social e Cras resultam em uma parceria e têm o objetivo de manter as oficinas que são realizadas durante o ano todo. O Cras oferece os cursos de geração de renda para que as famílias possam ter renda extra com o que aprendem.
Os serviços de proteção social básica são executados de forma direta no Cras e seu principal serviço é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos e busca a participação da família para promover orientações e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos visando a prevenção a situações de vulnerabilidade e violência. No caso de famílias em acompanhamento, o Cras de Natércia “CASA DAS FAMÌLIAS” realiza um plano de acompanhamento familiar: planejamento conjunto entre a(s) família(s) e profissionais (psicólogo e assistente social) para que a família supere suas dificuldades e alcance seus objetivos.
Realiza ações na comunidade que estimulam à convivência comunitária, divulgação do acesso aos direitos, a participação da comunidade na construção da vida pública do seu território.
Realiza a inscrição de famílias no Cadastro Único para a transferência de renda e Carteira do idoso.

Desenvolve ações buscando fortalecer cada vez mais os vínculos das famílias através de acolhidas, atendimentos, encaminhamentos, entrevistas, orientações, inserções, buscas ativas, visitas domiciliares e acompanhamentos psicossociais com os técnicos, sendo eles,o Assistente Social e Psicólogo.

Público

O CRAS tem como público prioritário em suas ações os beneficiários de alguns benefícios da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), e outros benefícios da Assistência Social, ou ainda famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares e com a comunidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here